sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Sistema Cardiovascular

    O sistema cardiovascular é composto pelo coração, vasos sanguíneos e pelos vasos linfáticos. O coração é a bomba muscular do sistema, ou seja pode ser comparado com um guarda de trânsito, que faz a organização da circulação sanguínea. É composto por músculo cardíaco, o miocárdio, que forma uma divisão em quatro câmaras: o átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. Envolvido por uma cobertura fibrosserosa que chama- se pericárdio. Situa-se no mediastino, sendo que 60% se posiciona à esquerda do plano medial. Se prolonga entre a 3ª e 6ª costelas (7ª em cães e gatos). 
Fonte: Corações expostos
Scientific American Brasil
http://www2.uol.com.br/

    Os vasos sanguíneos consistem em artéria, capilares e veias, formam um sistema continuo no qual o sangue circula pelo corpo. O volume sanguíneo dos animais domésticos e de 6 a 8% do peso corporal. Com exceção dos gatos que representa volume sanguíneo de apenas 4% de seu peso corporal. E por isso que os gatos e mais sensível à anemia do que outras espécies. O tempo de circulação também pode varia, nos animais de grande porte, de cerca de 30 segundos, de médio porte, de cerca de 15 segundos e, no gato, de aproximadamente 7 segundos.
   São as artérias que transportam o sangue a partir do coração, enquanto as veias o conduzem de volta. O sangue transporta oxigênio e outros nutrientes necessário para o metabolismo das células dos tecidos e, na volta, transportam produtos celulares dos tecidos para o fígado, rins e pulmão para o metabolismo e a excreção.
     As artérias se ramificam e se dividem formando as arteríolas, que levam aos capilares que permite a passagem de células e nutrientes para os tecidos (Figura 2). Os capilares desembocam nas vênulas, que por sua vez se torna veias e retornam o sangue para o coração.
                 

Figura 2: Esquema das ramificações das artérias  
      Os vasos sanguíneos estão dispostos em dois circuitos de fluxo sanguíneo, com o coração no centro. A circulação sistêmica é maior que conduz o sangue oxigenado do coração para todos os órgãos do corpo e transporta o sangue desoxigenado de volta para o coração. E a circulação pulmonar é menor e transporta o sangue desoxigenado do coração para os pulmões, onde ocorre as trocas gasosas que sai o CO2 e entra o O2, depois dessa oxigenação o sangue é devolvido ao coração.
      A circulação se inicia no átrio esquerdo, o sangue arterial que está oxigenado passa tanto passivamente quanto por contração atrial para o ventrículo esquerdo. A contração muscular do ventrículo esquerdo envia o sangue para a aorta. A aorta se ramifica inicialmente em tronco braquicefálico cranial e aorta abdominal caudal. Da aorta emergem artérias que se ramificam em arteríolas e finalmente corre para os leitos capilares dos órgãos (Figura 3). 


    O sangue desoxigenado dos leitos capilares, é coletado por vênulas menores que se tornam veias e posteriormente veias principais (veia cava cranial e veia cava caudal) são as que conduzem o sangue até o átrio direito do coração. As veias dos membros pélvicos e da parte caudal do tronco desembocam na veia cava caudal. E a veia da cabeça e dos membros torácicos são coletados pela veia cava cranial, que alcança o átrio direito. 
    No átrio direito o sangue passa para o ventrículo direito (por meio de contração atrial), de onde segue para a artéria pulmonar, que conduz o sangue desoxigenados para os pulmões, onde ocorre a troca gasosa. As veias pulmonares transportam o sangue oxigenado de volta para o átrio esquerdo, para iniciar novamente.

Fonte: Heartbeat.Gif


2 comentários:

  1. Caesars Palace Cost Per Night | Shootercasino 11bet 11bet gioco digitale gioco digitale 170Play free leprechaun slot games online at VIPbet

    ResponderExcluir