domingo, 21 de fevereiro de 2016

Anatomia do Sistema digestório - Intestino delgado, intestino grosso e reto.

  Continuaremos falando nesse post sobre a anatomia do sistema digestório. Como no post passado havíamos falado sobre as primeiras estruturas anatômicas envolvidas no trato digestório (cavidade oral, faringe, esôfago e estômago), hoje daremos continuidade comentando sobre o intestino delgado, intestino grosso e reto.
O intestino é um órgão tubular que se inicia no piloro e termina no estômago, tem como função fazer a digestão e absorção dos alimentos. É dividido em intestino delgado e intestino grosso. O comprimento do intestino depende do hábito alimentar dos animais, os carnívoros possuem o intestino curto com o tamanho aproximadamente 3-4 vezes maior que o comprimento do corpo, já os herbívoros possuem o intestino longo, aproximadamente 25 vezes o tamanho do seu corpo.



Intestino delgado:

O intestino delgado liga o estômago ao intestino grosso, é dividido em Duodeno, Jejuno e Íleo e inicia no piloro e termina na junção iliocecal, formado por pregas circulares. Ele é um órgão indispensável pois faz a digestão de alimentos e a absorção de nutrientes para o sangue. Diferente do estômago, a camada muscular que compõe o órgão é composta de duas camadas, uma de fibras estriadas longitudinais e uma camada de fibra celular lisa e circular. O intestino produz suco pancreático que serve principalmente para a digestão de carboidratos; e ácidos biliares usados na digestão de lipídios.
O duodeno está fixado a parede dorsal do abdômen através do mesoduodeno (mesentério), tem início no piloro e fim na prega duodenocólica (prega de tecido conjuntivo que liga a parte do cólon descente ao duodeno). Tem comprimento mais curto nos equinos, ruminantes e suínos e é longo nos carnívoros, em cães e gatos abraça a cabeça do pâncreas
O jejuno é a maior parte do intestino delgado, está localizado sobre o colón. Inicia no mesentério é um tubo formado de diversas pregas suspensas, fixas na porção dorsal pelo mesojejuno, e ainda há a presença das Placas de Peyer. No cão e no gato as pregas ficam fixas na porção profunda do omento, entre o fígado e o estômago cranialmente e caudalmente à bexiga. 
O íleo é relativamente curto e com camada muscular desenvolvida, facilitando a movimentação do conteúdo intestinal em direção ao intestino grosso. Um plexo nervoso presente na camada submucosa é responsável por controlar a passagem da ingesta do ID para o IG através da válvula ileocecal.
Fonte: Google imagens

Intestino grosso:

O intestino grosso serve como câmera fermentativa e absorve água, o seu desenvolvimento varia de acordo com a espécie e o tipo de hábito alimentar. É dividido em Ceco, Colón e Reto.
O ceco ocupa todo o flanco direito, é um saco de fundo cego, que é ligado ao tubo digestório, liga o Intestino Delgado ao Intestino Grosso, sendo limitado pela desembocadura do íleo. Nos equinos tem formato de vírgula, nas outras espécies tem formato arredondado. O ceco possui uma base (sendo a porção dorsal, área de conexão com o ílio e cólon); corpo; e ápice (parte mais ventral do saco cego, próximo a cartilagem xifóide). Na superfície externa o ceco possui 4 cintas longitudinais formadas pelas fibras musculares longitudinais que são denominadas de Tênias.
O colón é a porção mais longa do intestino grosso, servindo principalmente para a absorção de água. Nos carnívoros é dividido em colón ascendente, transverso e descendente. Nos ruminantes e suínos tem formato espiralado e é dividido em centrípetas e centrífugas. Nos equinos tem formato de dois “C” sobrepostos, é dividido em colón dorsal e ventral.
O reto é a continuação do cólon descendente na cavidade pélvica fixa pelo mesentério cercado por tecido conjuntivo e adiposo. A ampola retal se dilata para a passagem das fezes, o canal anal (ânus) esfíncter que internamente é constituído por fibras musculares lisas, e externamente são fibras musculares estriadas que compõe o ânus.

Veja algumas diferenças entre os intestinos de algumas espécies!




Até o próximo post galera!!!


  

Um comentário: