quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Morfologia da língua e características das papilas linguais em animais domésticos.

      A língua é um importante órgão muscular que auxilia na mastigação. Como parte do sistema digestório, a língua possui características funcionalmente especializadas, as quais a tornam um órgão importante na adaptação das especies durante o processo evolutivo dos mamíferos. Localiza-se em sua maior parte no interior da cavidade oral propriamente dita e com sua porcão caudal chamada de raiz, prologando-se na parte inicial da faringe. É coberta por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, com sensores voltados para a gustação e sensibilidade.     
Fonte: vejasp.abril.com.br


A língua apresenta grande mobilidade, sendo essencial na captura de alimentos e na sucção de líquidos. Para facilitar o estudo dividimos a língua em três partes:  

1) Ápice ou vértice: é a parte mais rostral da língua, nos bovinos é pontiagudo, nos carnívoros é arrendondado, nos suínos é afilado e nos equinos tem a forma de espátula. Na parte ventral do ápice há uma prega fixada ao assoalho da cavidade oral propriamente dita que se chama Frênulo Lingual.

2) Corpo: parte média, no interior da cavidade oral propriamente dita, próximo aos dentes molares. Nos ruminantes há uma elevação dorsal que se chama Toro Lingual, ele auxilia na mastigação, pressionando o alimento contra o palato duro.


3) Raiz: está voltada quase totalmente na faringe. Fixada ao osso Hióide e a mandíbula.


Vista dorsal do formato da língua de diferentes espécies animais.
Fonte: www.uff.br

  Um importante aspecto que devemos observar no estudo anatômico da língua dos animais é a estrutura e a distribuição das papilas linguais, estas estão localizadas na face dorsal e nas bordas da língua. De acordo com as espécies, existem variações das papilas relacionadas com o tipo de alimentação e a adaptação do animal as condições ambientais.
   As papilas linguais nos mamíferos domésticos recebem nome de acordo com o aspecto e a forma: Filiformes, Fungiformes, Cônicas, Lentiformes, Valadas e Foliadas.

1) Papilas Filiformes: São pontiagudas, numerosas e situadas no dorso do ápice. No eqüino tem aspecto aveludado. Nos ruminantes e felinos são queratinizadas e ásperas. Estão presentes em todas as espécies e sua função é mecânica.

2) Papilas Fungiformes: Possuem forma arredondada de cogumelo. Estão localizadas nos bordos e no dorso da língua, presentes em todas as espécies e de função gustativa.

3) Papilas Cônicas: São projeções pontiagudas no dorso da raiz da língua. São ausentes no eqüino. Nos ruminantes estão situadas no Toro Lingual. Sua função é mecânica.

  4) Papilas Lentiformes: São pequenas placas arredondadas semelhantes a lentilhas. 
Estão sobre o Toro Lingual e presentes somente nos ruminantes. Sua função é mecânica.

5) Papilas Valadas: Forma arredondada, circundada por um Sulco no dorso da raiz da língua. São encontradas de 2 a 8 e possuem de 6 a 7 mm de diâmetro. Estão presentes em todas as espécies e tem função gustativa.

6) Papilas Folheadas: Situadas no bordo da raiz da língua. São pequenas pregas ausentes nos ruminantes e de função gustativa.





Imagens fotográficas e desenho esquemático da vista dorsal da língua de uma paca adulta, com distribuição das papilas linguais: em (A) papila fungiformes e filiformes, (B), papilas folheadas, (C), papilas valadas, (D), papilas cônicas.
Fonte: Biotemas, 26 (4): 167-177, dezembro de 2013.


Algumas curiosidades sobre a língua dos animais!

     Nos bovinos, a língua desempenha função importante na preensão dos alimentos e os incisivos inferiores são empregados nessa espécie para cortar as gramíneas e leguminosas por meio de movimentos de lateralidade da mandíbula, por isso, a altura das pastagens deve ser controlada para facilitar a alimentação dos bovinos.

    Nos carnívoros a língua possibilita a troca de calor auxiliando na termorregulação e com isso auxilia na diminuição da temperatura corporal. No interior da língua uma artéria antes de formar capilares comunica-se com uma veia, o que é chamado de Anastomose Artério- Venosa. Quando a língua é exteriorizada o sangue recebe o impacto da temperatura externa sendo resfriado e com isso auxiliando na diminuição da temperatura corpórea.
     A língua dos gatos tem aspecto de lixa, devido as papilas que são cobertas por queratina. Essas papilas servem para remover a sujeira, detritos e pelos soltos quando o gato se lambe, também servem para soltar a carne dos ossos de uma presa. 

Fonte: papodeprimata.com.br


2 comentários: