segunda-feira, 2 de maio de 2016

SISTEMA GENITAL FEMININO


O sistema genital feminino dividir-se em parte produtora, parte condutora e parte receptora. Os órgão reprodutores são constituídos por 2 ovários (óvulo), 2 tubas uterinas (ovidutos), útero, vagina e genitália externa vestíbulo, vulva e clitóris. Onde ocorre a formação das célula do gametas femininos quanto hormônios essenciais para a reprodução.



Ovário

O ovário e um órgão par que tem origem no córtex, gônada indiferenciada, é constituído de  2 superfícies medial e lateral, 2 bordas borda mesovário e borda livre e 2 extremidades uterina e tubárica. Localiza-se na região lombar do aspectos medial do mesonefro. As células germinativas primordiais que possuem origem distante no saco vitelino e alçam a gônada por meio de migração. E posteriormente durante o desenvolvimento do animal, formam a   aglomerados de ovócitos, os gametas femininos e as células de suporte.
O ovário pode apresenta posição, formas e tamanho diferente nos animais. Todas as espécies domésticas, com exceção do equino, os ovários apresentam um formato basicamente elipsoide, e a superfície se caracteriza por folículos e corpo lúteos grandes. Os ovários da égua tem o formato de rim e sua superfície é regular. Cada ovário mede cerca de 4 a 6 cm de comprimento na vaca. De 8 a 12 cm em égua, 1 a 1,5 cm em cadela e 0,8 a 1 cm na gata nos estágios de ativos de reprodução.




FOLÍCULOS OVARIANOS

No animal adulto, os folículos ovarianos desenvolve-se no interior da zona parenquimatosa. Em animais com maturidade sexual, se desenvolve o folículo primordial, folículo primário, folículo secundário folículo terciário e folículo de graaf, são os estágios de desenvolvimento nos folículos ovariano. Apenas um ovário é formado no folículo de cada vez.

TUBA UTERINA


A tuba uterina são pares convolutos lúmen estreito irregular apresenta o ligamento ovário-útrino. Origina-se do ductos de müller. A tuba uterina tem a função de condução sptzs, ovócito e embrião para o útero. Se fixa no mesossalpinge, é comprida, e apresenta forma de funil e dividida em infundíbulo (fímbrias), ampola e istmo (junção útero-tubárica). É constituída pela serosa externa, muscular condução Sptzs e Ovócito e mucosa cílios e células secretoras.

ÚTERO 

Desenvolve a partir dos ductos de mulher ou ductos paramesnéfricos do embriões. Tem função no transporte sptzs, ambiente adequado (zigoto, implantação e prenhez) e controle função. É formado por Cornos, corpo e Colo, também se dividem em útero Bipartido e Bicornuado é caracterizado por dois cornos uterinos e um único corpo uterino e um colo uterino (cérvix). Nos carnívoros os cornos uterinos se estendem na cavidade abdominal alcançando a bolsa ovárica que se encontra caudalmente aos rins. 
Em porca os cornos uterinos são bastante flexuosos e aparentemente mais longo; na vaca, ovelha e cabras são bastante arqueados e suas extremidades aproximam do plano mediano cranialmente ao púbis. Na égua os cornos uterinos são mais afastados em suas extremidades, tanto que chegam a se relacionar com as alças intestinais caudalmente aos rins. O corpo uterino é mais amplo na égua e na porca, na vaca o corpo uterino possui uma separação por um curto septo mediano, na vaca este septo se projeta até as proximidades do colo do útero (cérvix) este septo não é visível externamente.
O canal do colo do útero tem início no óstio uterino interno e fim no   óstio uterino externo no qual este comunica-se com a vagina. No fechamento do canal do colo (cérvix) formam-se pregas que se intercalam e promove nas ovelhas, cabras e vaca pregas circulares; na porca pregas cônicas, na cadela e gata pregas longitudinais que juntamente com secreções glandulares formam um tamponamento dessa região mantendo essa cavidade ocluída durante a gestação. A parede do útero é composto por três camadas, camada mucosa chamada de endométrio, camada muscular o miométrio, e uma camada serosa o perimétrio. 

VAGINA

A vagina tem origem nos Ductos de Müller e Sinus Urogenital, tem o formato tubo grande. Tem como função órgão copulatório da fêmea na qual vai do óstio cervical externo até o óstio uretral externo. E constituída pela serosa peritônio, muscular pouco desenvolvida e mucosa epitélio elástico. A genitália externa e formada por vestíbulo, vulva e clitóris.


VULVA


É formada por dois lábios que se encontram em uma comissura dorsal e outra ventral circular a abertura vulvar vertical. No angulo dorsal é redondo e no angulo ventral é agudo, em éguas essa ordem é inversa por conta do clitóris que se apresenta bem desenvolvido. O clitóris está alojado na fossa clitoriana do vestíbulo da vagina. Essa fossa pode armazenar agentes infecciosos nesses animais e nas éguas ainda apresenta um seio clitoriano na sua porção dorsal.