quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Como saber a idade do equino (cavalo, égua) pelos dentes?

Os dentes são um importante instrumento na mastigação e apreensão dos alimentos nos equinos; porque diferentemente dos bovinos (boi, vaca), que utilizam a língua para pegar seu alimento já que eles não possuem dentes na parte superior, os equinos “arrumam” com os lábios (que são bem móveis) e pegam com os dentes. Depois fazem a trituração, com diminuição do tamanho dos alimentos para facilitar a deglutição.

www.elmendolotudo.com.ar - equino
cumbucacheia.wordpress.com - bovino
Os equinos são heterodontes, ou seja, possuem dentes que se desenvolvem de forma diferente em cada região da boca conforme seu uso.

Por possuírem estruturas e formas que se modificam ao longo do tempo, os dentes dos equinos são propícios a uma estimativa de idade quase exata.

1ª forma: Infundíbulo.
O infundíbulo é uma estrutura do dentes, uma invaginação esmaltada com mais de um centímetro de profundidade na cavidade dentária. Não é carie! Ele aparece aos 5 anos (aos 5 anos o animal já tem todos os dentes permanentes) e desaparece aos 12. 

2ª forma: Estrela dentária.


Ela é uma estrutura presente nos dentes dos equinos, é uma segunda dentina. Aparece aos 8 anos (aos 8 anos aparece a estrela e o infundíbulo) e desaparece aos 25 anos.

3ª forma: Caninos curvos.

Canino se curva em direção ao interior da boca mais ou menos 8 anos. Na égua, o canino é raro ou ausente.

4ª forma: Forma dos dentes.

5ª forma: “Asa da Andorinha”

Consiste em uma aresta que se forma nos incisivos do canto, ocasionando o desgaste na parte central sendo formada uma “ponta”. Também chamada de Gancho dos 7 anos ou Cauda da Andorinha.
1ª aparecimento: mais ou menos 7 anos
2ª aparecimento: mais ou menos 13 anos

6ª forma: Sulco de Galvani.

Surge no incisivo do canto.
¼ do dente superior: mais ou menos 10 anos
½ do dente superior : mais ou menos 15 anos
Todo comprimento: mais ou menos 20 anos
½ do dente inferior: mais ou menos 25 anos
¼ do dente inferior: mais ou menos 30 anos.

Além dessas 6 formas, o Arco dos Dentes incisivos também é um método que nos auxilia, porém , não tão confiável.

Treino!




domingo, 24 de janeiro de 2016

A SAÚDE DO SEU AMIGO COMEÇA PELA BOCA!!!

Os pets precisam de cuidados odontológicos tanto quanto nós. Pesquisas científicas mostram que animais com saúde oral estão sempre mais ativos e saudáveis, com maior longevidade. Infecções orais causam desde alterações de humor até o comprometimento de órgãos vitais e placenta, devido a penetração de bactérias orais patogênicas na corrente sanguínea. Os animais têm o instinto de disfarçar a dor. Assim, a inspeção periódica de sua cavidade oral é indispensável. Felizmente, nos dias de hoje já é possível contar com a ajuda de especialistas para manter a saúde bucal do seu pet em dia. Ele será a pessoa indicada para recomendar os produtos que possam ser usados na higienização do seu amigo.

Novidade pra você cuidar do seu amigo.

PetzLife é um produto bucal para higienização oral do seu pet contendo Gel ou Spray age rápida e naturalmente para ajudar a remover a placa bacteriana e tártaro em cães e gatos. Eles também ajudam a controlar bactérias e mau hálito.
Composto de uma mistura de extrato de semente de toranja, neem e outras ervas naturais; ingredientes para produzir um seguro e eficaz programa de manutenção de cuidados bucais, especialmente formulado para animais de estimação sênior, sensíveis ou de saúde frágil.

O mais legal de tudo não é obrigatório a escovação!!!

O produto está disponível em três tamanhos, dois sabores diferentes e está  disponível na forma de Spray ou Gel.
O sabor é suave, mesmo o salmão não deixa cheiro de peixe no hálito, a aplicação é em segundos. Segundo a fabricante Petzlife o cuidado oral completo é a melhor opção para higiene oral de seu Pet, 100% seguro para cães e gatos em todas as idades e estado de saúde.

Fonte: www.petzlife.com.br